Uma boa formação é o que todo pai ou mãe almeja para seu filho, independente da classe social nós sonhamos ver nossos filhos formados, profissionalmente realizados. No Brasil infelizmente a educação tem sido jogada para segundo plano, já me explico, enquanto em outros países ela é levada muito a sério, por aqui parece que não.
Temos uma legislação maravilhosa que determina que 25% de todo o orçamento seja utilizado em educação, maravilha, mas, como é usado este percentual é que é o problema. Enquanto em países como a Coréia, por exemplo, se investe principalmente na formação, capacitação e qualificação e valorização dos professores, por terras tupiniquins se pensa em prédios, pátios, etc.. etc.. Esquece-se que o principal da educação, não que prédios confortáveis não sejam importantes, esta em sua base, ou melhor, em seu coração, o EDUCADOR.
O prédio sem o educador não é nada! O aparelho de multi mídia sem o professor não passa de um simples projetor, o lápis, o caderno, a borracha, são simples objetos sem o mestre a ensinar o aluno como usá-los.
No segredo das letras, no mistério das palavras sem o professor ninguém é iniciado, na arte do descobrimento, da aventura intelectual e científica o professor é o grande incentivador, o farol o norte dos seus alunos.
Se quisermos ver nosso país realmente no primeiro mundo, devemos investir em educação, concordo e o maior investimento é a valorização do magistério seja ele da educação infantil ou do ensino superior, uma propaganda do governo federal mostra bem isto quando diz “atrás de toda conquista existe um professor”, então porque não valorizar este profissional, muitos criticam, dizem que professor ganha bem para o que faz, oras, só se conta então o horário em sala de aula? E as horas preparando provas e aulas, buscando conhecimento, finais de semana inteiros metidos com a cara em pilhas de provas a serem corrigidas.
Se quisermos realmente que a educação mude o mundo teremos que aprender a valorizar nossos professores, não só com palavras bonitas, com campanhas publicitárias legais,mas, com um salário digno que reflita a cobrança a que eles são submetidos.
A campanha fala que, todo médico, engenheiro, político, enfim todo profissional de sucesso teve em sua base educacional um professor, que por amor ao sacerdócio da educação, acredita que pode mudar o mundo, se não o planeta Terra, pelo menos o mundo de uma criança que se tornará o profissional de amanhã.
Vamos mudar o mundo, através da educação, valorizando o profissional da educação, é possível basta vontade...
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
CRITICAS: JCTSAMPAIO@HOTMAIL.COM
Publicado no Jornal Cruzeiro, edição 3402,pag.02, de 09 de Novembro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário