domingo, 13 de maio de 2012

Democracia é sinal de igualdade? II (Saúde)

Publicado no Jornal Cidadela de 11 de maio de 2012
Seção II
DA SAÚDE
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Constituição federal de 1988.
Pois é a constituição garante o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, agora você acredita que isto aconteça ?
Hospitais ditos públicos tem sua parcela privada e a diferença de atendimento é gritante , quando chegamos a necessitar de atendimento, rotulado como “gratuito” somos logo surpreendidos com uma situação no mínimo  constrangedora, tanto nos grandes centros como nos pequenos, o atendimento é moroso e deficiente, e ai de quem se atrever a cobrar o mínimo de dignidade no atendimento! Logo se movem céus e terra para transformar a vítima em vilão.
Quando falamos em igualdade não existe setor mais desigual do que o da saúde, se não vejamos; Em certos hospitais existe ate entrada em separado para atendimentos  públicos do atendimento privado, pois, deixo claro que não existe ilegalidade nisto, quando chega um paciente do SUS, ele passa por uma pré consulta, que vai rotular sua situação e dependendo do que for avaliado pode ser atendido em 30 minutos ou em ate 04 horas ou como nos grandes centros em 9,10, 12 horas, ai alguns vão dizer: “Bom se pago tenho direito a ter atendimento primeiro de quem é atendido “de graça”,ops, ai vem o caso; um trabalhador que recebe um salário de R$ 1.200,00 mensais PAGA de INSS, R$ 108,00, isto obrigatoriamente, fora todos os impostos que recolhe regularmente no seu dia a dia, então você querendo ou não, paga e paga bem pelo atendimento hospitalar que um dia você poderá precisar, ou seja nada é de graça,mas, você em nossa democracia não é igual ao seu semelhante que pode alem dos impostos pagar mais por um atendimento diferenciado.
Isto não é imoral nem ilegal, é lógico que se eu puder pagar por um atendimento melhor e mais rápido pagarei o que questiono é que o atendimento na saúde pública pelo que arrecada e pelo que é obrigatoriamente repassado do orçamento público deveria ser muito melhor, médicos melhores remunerados, funcionários melhores preparados para lidar com a dor alheia e também melhor remunerados.
Onde esta a igualdade em nosso país na saúde? Os políticos fazem festa e propagam como atendimento gratuito o que quando na verdade pagamos e pagamos caro por um serviço falho e de má qualidade. Onde servidores com salários ridículos são obrigados a fazer milagres para dar um atendimento digno ao paciente, com falta de medicamentos, material de trabalho, dificuldades de transporte, falta de equipamentos para diagnostico e tantos outras situações.
A única igualdade nesta área é que você, pobre ou rico, paga todo dia para ter um atendimento público digno e eficiente.
Revolta ver pessoas morrendo nas filas de espera, pessoas morrendo sem conseguir realizar um simples exame de imagem, revolta ver profissioanais da saúde pública tendo que trabalhar em ate três turnos para ter um salário digno.
Revolta ver que também na saúde, não somos nada igualitários.
“Quando precisamos de atendimento médico, a dor mais importante do mundo é a nossa, e isto tem que ser respeitado.”
Semana que vem segurança
Criticas; jctsampaio@hotmail.com


Nenhum comentário: