sexta-feira, 23 de março de 2012

O que importa ? Prefeito ou vereador ?


Eleições estão ai, e o que mais se houve é quem vai ser o candidato do partido “A” ou do “B”. Engraçado que a mesma paixão das discussões acaloradas, os debates de especialistas, os comentários sobre quem tem chance ou não de ser prefeito tomam a mídia e a sociedade. O que penso é que tudo isto serve como uma cortina de fumaça para desviar a atenção da parte da eleição mais importante para a população, à eleição legislativa municipal.
Esta eleição escolhe os representantes da população que serão os responsáveis em determinar os destinos do município nos próximos quatro anos. Você pode achar que a eleição do prefeito é a mais importante, ledo engano, a eleição do seu representante é tão importante que fazem questão de não discuti-la, sim, porque enquanto todos se descabelam em defender ou criticar candidaturas majoritárias, você se esquece que quem cria as leis, autoriza os gastos, fiscaliza o executivo e decide sua vida na comunidade na verdade são os vereadores. Até hoje nunca vi ninguém discutir candidaturas de vereadores, nunca vi ninguém falando se este ou aquele candidato tem mais chance. Você já viu pesquisa sobre intenção de voto para vereador? Sim elas existem, mas, são como cabeça de bacalhau, existem, mas são poucos que as viram. O vereador é tão importante em nosso sistema de governo que é de interesse dos poderosos que a população pense que são desnecessários, pois, assim podem eleger aqueles que eles controlam e acabam com a independência deste poder.
Desviam o interesse deste pleito para que a população eleja representantes descompromissados com a causa publica e consequentemente com a população. Esta na hora sim de você pensar em quem vai votar para te representar na sua cidade, o prefeito é importante,mas, o vereador é mais, ele é que pode ajudar o prefeito a não cometer erros e se os cometer, é ele que tem o poder de fiscalizar e até punir o prefeito. Vereador não deve ser serviço social, e se você se vende por uma conta de luz, uma cesta básica ou uma cerveja, não tem o direito de criticar ou reclamar. Se você quer realmente que nossa cidade mude, comece desde já a examinar quem você escolherá como representante no legislativo. Já me disseram que escrever sobre este assunto é malhar em ferro frio, que não adianta, que o povo de Joaçaba não muda, que sempre elege os mesmos, que o que manda são os favores e dinheiro, tudo bem pode até ser, mas, acredito em um ditado que diz “ água mole em pedra dura tanto bate ate que fura”, quem sabe este ano não seja hora da pedra furar em joaçaba ? Não se venda por promessas ou favores, lembre que nesta eleição você estará decidindo os próximos anos de sua cidade. Seja inteligente, vote consciente.
Olhe bem em quem você ira votar.
“O voto é um direito que dá direitos ao cidadão ( tipo: educação, saúde, segurança, lazer, etc.). Portanto, se você vender seu voto (direto),o mesmo não irá mais pertencer a você." (não terá mais aqueles direitos).”(desconhecido)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Respeito ao magistério

Monteiro Lobato disse que  “ Um País se faz com homens e livros”, sempre concordei com isto,mas, me atrevo a pedir desculpas ao imortal e usar sua frase para afirmar uma realidade de hoje.
Para se escrever livros, para se formar homens e para se fazer um país precisamos de PROFESSORES !
Sim precisamos de professores capazes de formar jovens com vontade de escrever livros, precisamos de professores capazes de incutir em nossos filhos o patriotismo e o amor pelo Brasil, precisamos de professores capacitados a auxiliar na formação de homens e mulheres de carater, precisamos de professores capazes de com sua conduta sempre ser exemplo à aqueles que um dia irão governar este Pais.
Muitas vezes nossos mestres não se dão conta que todos os dias eles estão formando os futuros líderes de nossa cidade, estado e país.
O professor é mais do que uma simples figura que ensina o caminho das letras, é mais do que um aplicador de provas, é mais do que aquele que ensina português, matemática , ciências, etc..
O professor é mais, o professor é formador de opinião é aquele que com responsabilidade e amor recebe um diamante bruto e vai lapidando durante anos e dentre estas pedras brutas acha uma de extremo valor uma que um dia pode mudar a historia de uma cidade, de um estado de um país.
Muitos criticam quando o professor faz greve por seu salário, tudo bem cada um tem direito a opinião, mas,  se nós país e alunos queremos uma educação de qualidade para nossos filhos, se queremos poder cobrar de nossos educadores mais empenho temos que entender que na educação o principio é o mesmo da iniciativa privada, funcionário insatisfeito baixa produtividade, funcionário desestimulado, funcionário sem vontade de se qualificar.
O estado deveria ter como sua única responsabilidade Educação, segurança e saúde, mas por acordos políticos e necessidade de acomodar seus “amigos”o estado se tornou um imenso e gordo elefante branco, em que tudo o que entra primeiro é canibalizado pelos poderosos e depois como forma de “bondade” o que sobra é dividido com o que realmente deveriam se preocupar.
Enquanto não valorizarmos nossos professores, não só com salários melhores,mas, com cursos de graduação que realmente os preparem para ensinar, com capacitação e atualização dos profissionais do magistério e principalmente com RESPEITO.
Monteiro Lobato tem razão, ‘Um País se faz com homens e livros” e homens e livros se fazem com professores valorizados e capacitados.
Senhores governantes, de todas as esferas,  Respeitem a profissão que um dia os permitiu pelo menos saber ler o que estão assinando.
“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”. Paulo Freire


sexta-feira, 9 de março de 2012

Faltam Nomes ?

Apesar de alguns acharem que existem muitos pré candidatos à prefeito de Joaçaba eu sou de opinião contraria, se você analisar bem faltam nomes que se disponham a disputar a vaga de maior relevância do município.
Um dos fatores que inibem o surgimento de mais candidatos, (esta é a minha opinião), é o custo da campanha em Joaçaba; em virtude de termos um canal de televisão, hahaha, desculpem isto acaba onerando o orçamento de campanha.
Com certeza teríamos muito mais nomes a disputar a vaga de prefeito. Hoje se olharmos sempre são os mesmos nomes, mesmo aqueles que não disputaram eleições para prefeito, já são figurinhas carimbadas de outras eleições.
Propostas novas com caras velhas tornam difícil de acreditar que elas serão realmente concretizadas, pois, como diz o ditado popular, “troca-se o doce, mas as moscas continuam as mesmas”.
Vou exemplificar, há quanto tempo os moradores de bairros atendidos pela única empresa que faz linhas regulares dentro dos bairros de Joaçaba pedem melhorias nos carros, no cumprimento dos horários, na educação dos motoristas e cobradores e em toda eleição o que eles ouvem é, “vai melhorar quando ganharmos a eleição”, e o povo acredita e continua tudo como dantes, ou melhor, tem piorado e muito. Moradores da vila Cordazo tem sofrido na pele com esta situação, carros que não chegam no horário, carros velhos e má educação dos profissionais que atendem, culpa da empresa? Em parte, mas culpa das administrações que permitiram chegar neste ponto.
E ai senhores pergunto, será que não esta na hora de aparecerem caras novas para disputar estas eleições? Pessoas comprometidas com Joaçaba que queiram lutar pelo avanço desta cidade?
Bom cada vez mais acredito que este ano isto não vai acontecer, pelos nomes oferecidos ao crivo da população até agora não acredito que algo vá mudar, são os mesmos e quando aparece algum, imediatamente os velhos caciques entram em cena para impedir.
Resultado, não surgem novas lideranças, não surgem novas idéias, somente pensa-se no próprio umbigo e não no coletivo.
O caso das linhas de ônibus é apenas um exemplo, existem vários pontos em que ações simples seriam o suficiente para melhorar a situação da comunidade, basta boa vontade e principalmente gestão e, neste ponto tenho que concordar com o vereador Mario Wolfart que várias vezes disse que “o que Joaçaba precisa é de um choque de gestão”.
Pode ser PSD, PT, PMDB ou quem quer que seja crieem coragem e abram espaço para novas lideranças, nós passaremos, mas Joaçaba permanece!
A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores " Ralph Nade

Críticas:jctsampaio@hotmail.com

sexta-feira, 2 de março de 2012

Brincando com Deus?

Tinha tomado a decisão de nunca escrever como pastor nesta coluna, mas, chega uma hora em que o Próprio Deus nos cobra. Neste ano eleitoral, nos evangélicos estamos experimentando um momento único, descobriram que somos uma minoria importante eleitoralmente.
Apesar de ser político, nunca utilizei o púlpito, ou o culto para fazer política, quando vamos à igreja que consideramos a casa do Senhor, vamos para adorá-lo, para louvar o seu nome e buscar sua presença em nossa vida.
Tudo o que fazemos é para que o Senhor cresça e nós diminuamos cada vez mais, ou seja, que seu evangelho seja pregado a toda pessoa, que o amor de Deus seja propagado e que sua igreja na terra cresça independente de denominação.
Ultimamente temos visto um fenômeno interessante em nossos cultos, políticos que nunca foram evangélicos participando ativamente da vida da igreja, você vai dizer, mas isto é bom, a palavra esta sendo ouvida! Sim concordo, o que não concordo é ver que na verdade estas pessoas só estão ali interessadas nos possíveis votos que possam ganhar, tentando barganhar apoio de um segmento importante da sociedade que são os evangélicos!
Estas pessoas nunca assumem um compromisso verdadeiro com Cristo, nunca aceitam se submeter à doutrina cristã, dizem admiro o trabalho da igreja, mas, nunca aceitam Cristo como seu salvador, não buscam o batismo, ou seja, estão ali somente por interesse pessoal e não coletivo.
Nós evangélicos temos a fama de sermos ingênuos, e sou obrigado a concordar que é fácil nos enganar!  Às vezes por acreditar que podemos ganhar aquela alma para Jesus acreditamos, esperamos, confiamos e o que acontece? Usam-nos, abusam e depois, bom depois que esta lá dentro apóia situações que nós evangélicos jamais apoiamos, pois vão contra todos os princípios cristãos, e aí pergunto até quando? Até quando irão nos fazer de bobos?
O que posso dizer hoje nesta coluna, é que a Palavra de Deus é clara em Gálatas 6:7, “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Não se brinca com Deus e estas pessoas estão brincando com Deus e tocando a menina de seus olhos que é a igreja do Senhor.
Sobre estes o Senhor Jesus falou em Mateus 7:6, lembrando a profecia de Isaias, “E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;”
Agora como pastor   deixo um alerta à estes que acham que enganam a Deus, vocês podem até iludir o povo de Deus,mas, a ELE vocês NUNCAM enganarão! Leiam reflitam convertam-se de seus maus caminhos e inteções espúlias e venham à Jesus como estão,mas, tornem-se verdadeiros adoradores para que possamos realmente lhes chamarmos de irmãos em Cristo.
Cuidado portanto, lembrem-se com Deus e com as coisas de Deus NÃO SE BRINCA!
“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. 1º João 4:1 (Bíblia Sagrada)
“Não digo isto para vossa condenação; pois já antes tinha dito que estais em nossos corações para juntamente morrer e viver”.2º Coríntios 7:3 9 (Bíblia Sagrada)