Eleições estão ai, e o que mais se houve é quem vai ser o candidato do partido “A” ou do “B”. Engraçado que a mesma paixão das discussões acaloradas, os debates de especialistas, os comentários sobre quem tem chance ou não de ser prefeito tomam a mídia e a sociedade. O que penso é que tudo isto serve como uma cortina de fumaça para desviar a atenção da parte da eleição mais importante para a população, à eleição legislativa municipal.
Esta eleição escolhe os representantes da população que serão os responsáveis em determinar os destinos do município nos próximos quatro anos. Você pode achar que a eleição do prefeito é a mais importante, ledo engano, a eleição do seu representante é tão importante que fazem questão de não discuti-la, sim, porque enquanto todos se descabelam em defender ou criticar candidaturas majoritárias, você se esquece que quem cria as leis, autoriza os gastos, fiscaliza o executivo e decide sua vida na comunidade na verdade são os vereadores. Até hoje nunca vi ninguém discutir candidaturas de vereadores, nunca vi ninguém falando se este ou aquele candidato tem mais chance. Você já viu pesquisa sobre intenção de voto para vereador? Sim elas existem, mas, são como cabeça de bacalhau, existem, mas são poucos que as viram. O vereador é tão importante em nosso sistema de governo que é de interesse dos poderosos que a população pense que são desnecessários, pois, assim podem eleger aqueles que eles controlam e acabam com a independência deste poder.
Desviam o interesse deste pleito para que a população eleja representantes descompromissados com a causa publica e consequentemente com a população. Esta na hora sim de você pensar em quem vai votar para te representar na sua cidade, o prefeito é importante,mas, o vereador é mais, ele é que pode ajudar o prefeito a não cometer erros e se os cometer, é ele que tem o poder de fiscalizar e até punir o prefeito. Vereador não deve ser serviço social, e se você se vende por uma conta de luz, uma cesta básica ou uma cerveja, não tem o direito de criticar ou reclamar. Se você quer realmente que nossa cidade mude, comece desde já a examinar quem você escolherá como representante no legislativo. Já me disseram que escrever sobre este assunto é malhar em ferro frio, que não adianta, que o povo de Joaçaba não muda, que sempre elege os mesmos, que o que manda são os favores e dinheiro, tudo bem pode até ser, mas, acredito em um ditado que diz “ água mole em pedra dura tanto bate ate que fura”, quem sabe este ano não seja hora da pedra furar em joaçaba ? Não se venda por promessas ou favores, lembre que nesta eleição você estará decidindo os próximos anos de sua cidade. Seja inteligente, vote consciente.
Olhe bem em quem você ira votar.
“O voto é um direito que dá direitos ao cidadão ( tipo: educação, saúde, segurança, lazer, etc.). Portanto, se você vender seu voto (direto),o mesmo não irá mais pertencer a você." (não terá mais aqueles direitos).”(desconhecido)